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Leda Kayano
22/11/2014
Managing Director da IPSOS da unidade de negócios Ipsos Marketing
À medida que as empresas crescem sentem a necessidade de conhecer melhor seu consumidor para continuar a crescer e inovar, e nesse momento buscam ajuda nas pesquisas de mercado. Ter sucesso nas suas ações e diminuir o risco nas decisões de investimentos são objetivos claros das empresas, independentemente do setor ou ramo de atividade.
No papel de pesquisador de mercado perguntamos quais são as “angústias” do cliente, ou seja, qual a ambição do cliente e quais perguntas e dúvidas tem sobre o mercado em que atua.
Normalmente as perguntas passam pela percepção da sua marca em relação à concorrência, seus pontos fortes e fracos, o que acham da comunicação da marca e se estão satisfeitos com o produto ou serviço.
Quando a empresa não tem muita informação dentro de casa, recomendamos um estudo exploratório através do uso de metodologias qualitativas em que é possível aprofundar alguns aspectos. As técnicas podem variar de acordo com o público a ser pesquisado e normalmente são usados grupos de discussão junto a pessoas com perfis parecidos. Por exemplo: usuários da marca X, mães que trabalham, etc. Ou podem ser entrevistas individuais em profundidade quando o assunto é delicado, de cunho pessoal ou profissionais especializados.
As pesquisas qualitativas são conduzidas por moderadores treinados em condução e análise das conversas em grupos ou entrevistas individuais e buscam trazer a opinião e sentimento da maioria. Importante mencionar aqui que as pesquisas qualitativas não permitem extrapolação dos resultados uma vez que foi estudado um grupo de determinado perfil.
A partir dos resultados da pesquisa qualitativa recomenda-se realizar uma pesquisa quantitativa que tem como objetivo mensurar as variáveis importantes desse mercado. Por exemplo: qual a preferência pela marca X, quantos estão satisfeitos, quais são as principais razões de escolha desta ou daquela marca, etc. É possível através de pesquisas quantitativas e análises estatísticasafirmarmos se a marca X é preferida significativamente em relação à concorrente de marca Y.
Várias são as metodologias e técnicas de qualitativas e quantitativas que são aplicadas dependendo do problema de marketing e principalmente das decisões que serão tomadas pela empresa a partir dos resultados.
Ao planejar uma pesquisa de mercado além de entender o problema de marketing é fundamental saber o risco das decisões a serem tomadas.