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José Leal
10/12/2014
Jose Leal, atuou como sócio McKinsey & Company e hoje atual como PRINCIPAL na Partners in Performance
A grande maioria das “startups” bem concebidas tem, no seu plano de negócios, uma estratégia bem definida. Se a estratégia funciona, ótimo!!! Mas o que fazer quando a estratégica começa a dar sinais de que não vai funcionar?A resposta: Pivotar.
Pivotar é uma tradução liberal do termo inglês “topivot”. É uma correção de rumosignificativa e estruturada para testar uma nova hipótese fundamental sobre o produto ou estratégia da empresa.Significa muitas vezes abandonar uma estratégia que “parecia tão redonda” mas que não está funcionando na prática e voltar à prancheta, revisar o que não está dando certo e refazer o modelo de negócio. Às vezes muda-se a forma de pricing, Às vezes refoca-se o produto para outro público alvo, às vezes muda-se completamente o negócio da empresa.
O Groupon, no início era uma plataforma para ativismo e virou uma plataforma de compras coletivas. Na minha experiência como empreendedor, iniciamos com um modelo simples de investir em fazendas de eucalipto e acabamos como gestores de ativos florestais para terceiros.
Isto significa que devemos, à primeiradificuldade abandonar tudo e recomeçar do zero? Não. As dificuldades são naturais, e não devemos desistir. Mas temos que avaliar continuamente e aplicar nosso julgamento para saber se as dificuldades serão superadas ou se o modelo de negócio não está funcionando. Nesse caso, é preciso ter a coragem de enfrentar sócios, investidores, funcionários e dizer: está errado, temos que mudar, nem que signifique abandonar parte do que já foi feito. E afirmo de experiência própria: é difícil fazer. Mas pode significar a sobrevivência da empresa.