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Selecionar o profissional certo: eterno desafio

Um dos grandes desafios das empresas e encontrar o profissional certo para assumir as atividades e desafios atuais e futuros. Realizar a seleção requer um bom planejamento antes de estar a frente de candidatos.

Normalmente, a busca por um profissional e feita com ansiedade e pressa, devido a pressão do tempo e a ansiedade por ter mais uma pessoa no time para conseguir os resultados esperados.

No entanto, uma contratação errada pode causar mais problemas do que uma demora para encontrar a pessoa certa.

Quais são os passos para realizar um processo seletivo eficaz?

 

Passo 1: preparar

Defina as responsabilidades que você vai atribuir a este novo colaborador Defina o cargo, salário e condições de trabalho, por exemplo, horário, benefícios, etc.

Identifique quais serão os desafios, como você ira mensurar as suas entregas e resultados Relacione as competências desejáveis e também os comportamentos não desejáveis

 

Passo 2: Entrevistar

Antes de fazer a entrevista, você precisa organizar as perguntas que ira fazer, baseado nas informações que definiu no primeiro passo.

Usando um bom roteiro de perguntas, você garantira que abordou todos os temas importantes e conseguira comparar os candidatos ao final do processo Elabore as perguntas de forma a buscar informações sobre vivencias do candidato e evite perguntas abrangentes ou hipotéticas, assim você conseguira informações reais e não ideais. Ao fazer uma pergunta genérica, o candidato tendera a dar respostas padronizadas ou superficiais.

Lembre-se de transmitir ao candidato algumas informações sobre a empresa e a posição para a  qual ele esta concorrendo.

Reserve tempo e local para a entrevista, de forma a ter tranqüilidade e não ser interrompido.

Analise as informações do candidato antes da entrevista e acrescente perguntas a sua lista relacionadas a informações que você não identificou no currículo.

Durante a entrevista, faca anotações que o ajudem a lembrar os dados obtidos.

 

Passo 3: Avaliar

Chegou a hora da decisão, analisando todas as informações e comparando as opções que você tem.

Uma forma de realizar a analise e montar um quadro comparativo com os pontos que correspondem ou superam e os que não atendem o perfil desejado. Você também poderá atribuir notas, de 1 a 10, por exemplo, para cada experiência ou competência que identificou.

Ao avaliar, considere que o candidato pode ter potencial para desenvolver competências ou adquirir conhecimentos e experiência em sua empresa. Avalie se você terá tempo para desenvolve-lo.

Entrevistas realizadas por mais de uma pessoa permitem uma visão mais ampliada do candidato, podendo minimizar o risco de subjetividade no processo.

Estes são passos simples, mas essenciais para o sucesso na seleção de um bom profissional para sua empresa.