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Definição de processos antes de contratar um software de gestão empresarial – ERP

A decisão pela implementação de um software ERP tem por objetivo principal integrar os diversos sistemas e/ou departamentos da empresa possibilitando a automação e eficiência em toda cadeia de produção da companhia. Uma vez definido pela contratação de um ERP temos algumas etapas importantes como: avaliar quais as soluções disponíveis no mercado, definir fornecedores, pesquisar melhores práticas, entre outras que compõe esse projeto de mudança. E dentro desse projeto, é crucial ter muito bem definido os processos a serem seguidos.

Um planejamento detalhado das áreas que estarão envolvidas, passando por entender a realidade e as necessidades de cada uma. Nessa etapa todas informações minuciosas farão diferença no desenho do projeto de integração. Estabelecer prazos, possibilidades de intervenções, alterações, aprovações, direcionamento de demandas emergenciais e corretivas, prioridade das áreas envolvidas e forma de atuação das mesmas são critérios que devem estar definidos no planejamento. Diria que essa rigidez no projeto é necessária para se ter uma implementação de sucesso e com o mínimo de ajustes futuros, caso seja necessário.

Toda as áreas que compõem a cadeia de produção devem participar do projeto, porém sob a liderança de uma equipe que tenha pleno conhecimento dos critérios estabelecidos conforme citados acima, isso para garantir o prazo de implementação, qualidade e principalmente o objetivo comum definido pela companhia que de forma geral visa maior eficiência em todos os departamentos seja de vendas, logística, estoque, marketing ou outro.