Artigos

Governança Corporativa nas empresas familiares

A cada dia, mais e mais empresas familiares e fechadas estão habituando-se ao tema “Governança Corportativa”, onde as empresas de Capital Aberto já se enquadram por legislação e também por meio de iniciativas próprias.

Isso ocorre não por uma questão de modismo ou de obrigação, mas por entender que esse sistema ajuda muitoem relacionamentos entre os diversos níveis da empresa, como seus familiares, acionistas, conselheiros e diretoria.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização e contribuir para a sua longevidade.

O Conselho Consultivo tem sido o modelo inicial adotado pelas empresas familiares a ingressarem nesse novo mundo, onde normalmente éintegrado por representante das famílias e/ou acionistas junto com pelo menos um Conselheiro Independente, o qual aportará conhecimento de Governança Corporativa.

Inicialmente os temas abordados nas reuniões de Conselho Consultivo são as questões financeiras e operacionais, mas com o passar do tempo os verdadeiros temas importantes para a perenidade da empresa, como estratégia, tolerância a risco, sucessão, fusões e aquisições, código de conduta, política de gestão de pessoas e sistema de controles internos são desenvolvidos e discutidos, ajudando efetivamente seus acionistas na condução de seus negócios.