Artigos

Lean, ser ou não ser

Tempo, tempo, tempo, tempo!

Ele é hoje o grande artigo de luxo. Temos a sensação de que as semanas e os dias são menores do que eram antigamente. Nossa angustia constante é de que algo ficou por fazer e o que nos dá essa sensação é o excesso de informação. Essa vem de todos os lados, através de e-mails, SMS, redes sociais, mídias em geral e tudo isto chega a vocênas 24 horas do seu dia. De alguma forma permanecemos plugados enquanto estivermos acordados. A cada mensagem uma nova solicitação, uma nova tarefa, uma nova futura pendência. E aumenta a angústia e a ansiedade. Nunca zeramos nossas caixas de inbox.

Aí é que surge o Lean, um modelo de gestão que acaba virando uma filosofia de vida. Uma maneira de olhar detalhadamente as coisas para eliminar o que é desperdício e tornar nossa vida e o trabalho mais produtivos. Ganha-se tempo!

Se você ainda não conhece esse tal de Lean, aqui vai um pouco de contexto: esse método foi criado pela Toyota por volta de 1950 para tirar a empresa do “buraco” sem altos investimentos e aproveitando a criatividade das equipes. Usando a multifuncionalidade na composição dessas equipes detalhava-se o processo e, com olhos críticos e muito brainstorming se identificavam gargalos e possíveis melhorias. Rápido e simples. E assim a Toyota começou sua trajetória para virar o jogo e se transformar no que é hoje. Muitas outras empresas passaram a utilizar esse processo. Primeiro na indústria e agora também no setor de serviços.

E sabe o melhor? Dá pra se aplicar essa metodologia em qualquer tipo de empresa, processo e até na vida pessoal. Só o que precisa é de gente querendo cocriar e compartilhar. Ótimo, não é isso que a geração Y mais gosta de fazer?

Dê um Google no Lean. Não é novo, mas cabe muito bem nos novos tempos. Você vai gostar.